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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cidade desorientada.

Placas de rua de Estância Velha. Poucas usam espaço para publicidade
Girou um "debate" na Câmara de Vereadores, esta semana, sobre o fato de uma empresa de nome SulPlacas ter prioridade na instalação de placas.  A questão, porém, era de que, em termos de sinalização indicativa de localização, a cidade esta extremamente deficiente. A,inda em vista dos  inúmeros loteamentos em andamento, onde parece que o critério de identificação das ruas não estão sendo acompanhado pelos loteadores (e a fiscalização?).  Os vereadores, não sem alguma razão, criticam o fato de a cidade estar "desorientada" em relação a sinalização das suas vias.  Conforme alguns, tal "desorientação" complica ainda mais a questão da segurança do cidadão, uma vez que é dificil a policia e Brigada Militar, quando acionadas em encontrar a rua onde se pede socorro de forma rápida tal a falta de placas indicativas, quando não, as mesmas estão já desgastadas.   Deve-se dizer que falta também em Estância Velha, plancas de sinalização de orientação a respeito da localização de bairros na cidade.

Modelo de placas de rua com publicidade
Falou-se também de empresas poderiam "patrocinar" ou seja inscrever seus nomes nas placas de nomes de rua.  A questão é: As placas são padronizadas?; nesta padronização existe espaço para marketing?; é a prefeitura quem disciplina isso?  se não há na padronização espaço para marketing então é a prefeitura quem deve pagar o valor integral de cada placa?. Se é da responsabilidade de prefeitura, há que ser fazer um licitação para a aquisiçao de placas completas? Qual o custo que teria cada placa, completa (haste e folhas)? Se custar em torno de R$ 150,00, mil placas representariam R$ 150.000,00. Com mil placas completas se colocaria muita rua da cidade no mapa. É de se dizer que muitas precisam apenas as "folhas" que já estão apagadas serem trocadas ou repintadas. Ou seja, não é lá um problema muito dificil de resolver.  Seria oportuno a prefeitura ou tomar a iniciativa de "reidentificar" ruas ou estimular a participação privada nesta iniciativa. Afinal, uma cidade que se quer inserida em rota de turismo a primeira coisa que precisa ter é uma boa identificação dos seus "pontos" turisticos e das suas vias publicas de acesso e circulação.


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