Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Arrecadação da prefeitura é inferior a despesa no 1º quadrimestre de 2012

Fechando o primeiro quadrimestre do ano, a prefeitura de Estância Velha, que tem um orçamento com uma previsão de arrecadação de R$ 85.800.000,00 já realizou  36,06% deste valor, o equivalente a R$ 30.941.010,77. Já no que diz respeito as despesas, orçadas em cima do mesmo valor da previsão de receita, o Executivo já realizou 38,59% do total previsto. Este percentual corresponde a R$ 33.114.605,21. A partir destes números constata-se que a prefeitura fecha o primeiro quadrimestre do ano, com um déficit (diferença entre o que arrecadou e o que gastou) de R$ 2.173.594,44


Se compararmos com o mesmo período de 2011, veremos uma situação completamente diferente.  No primeiro quadrimestre do ano passado a arrecadação da prefeitura atingira a R$ 27.178.055,66, contra uma despesa de R$ 25.861.270,05. Situação que gerou um superávit no período de R$ 1.316.785,61. O valor arrecadado no primeiro trimestre do ano passado correspondia a 37,82% da receita prevista para o ano  e a 34,97% da receita efetivamente realizada em 2011.
Parte da situação financeira da prefeitura verificada no primeiro quadrimestre deste ano se deve ao aumento da despesa com pessoal, decorrente da reclassificação geral de cargos e salários e, ainda, do reajuste salarial  de 6,5%, que a prefeitura concedeu aos servidores, atingindo também aos agentes políticos (prefeito, vice-prefeito, secretários, cargos em comissão, vereadores e assessores legislativos).  Parte dessa situação se verifica observando-se a despesa já realizada pelas duas areas mais importantes da Administração: a Educação e a Saúde.  Em relação a primeira, o total da despesa realizada de janeiro a abril de 2011, alcançou R$ 8.162.374,55, contra R$ 11.405.570,13, no mesmo periodo deste ano. Na área da saúde no mesmo período do ano passado, a despesa total verificada foi de R$ 5.668.028,57, para R$ 7.053,832,05, realizada este ano.

Por fim, a receita total arrecadada no primeiro quadrimestre tem como componente mais forte a entrada de recursos oriundos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), valor este que não se realiza mais no mesmo montante no transcorrer do restante do ano. De qualquer forma considerando-se o valor arrecadado pode-se inferir que a receita total do município no encerramento do exercicio alcançará algo ao redor de R$ 92 milhões.  Por sua vez, as despesas incrementadas, principalmente, pela reclassificação e reajuste dos salários dos servidores, não terão redução. Neste caminho, o Executivo deverá encerrar o ano registrando uma despesa total, considerando a média mensal do valor já realizado até abril, em torno de R$ 99 milhões.  Se isso se confirmar, desta forma linear, o ultimo ano do atual mandato será encerrado com um deficit de R$ 6,5 milhões.  Um complicador para o prefeito que estiver entregando a chave do cofre, diante das implicações determinadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e, um entrave enorme, para o prefeito eleito para o próximo mandato (que até pode ser o mesmo, se ele concorrer a reeleição e lograr êxito na sua empreitada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário