Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO A TODOS!

A vida é de graça e precisa ser sempre contemplada e vivida
Ano passado me dei em conta de que já  era um homem cinquentenário. Foram 49 anos em busca desse titulo. Agora dou-me em conta que dei o primeiro passo em busca da "centenariedade". Pensar em ser um "homem bicentenário" é uma utopia para além das possibilidades físicas atuais. Porém, sempre fui utópico, embora escravo da minha racionalidade.

Fazer aniversário, gravar na parede do tempo a marca dos 51 anos de vida é um presente.   Lembro perfeitamente que quando fiz 20, pensei comigo mesmo: "Bah! Daqui há 20 anos, no ano 2000, vou fazer 40!"  Achei isso ao mesmo tão remoto e assustador.  "40 anos!".  E hoje já conto o primeiro ano completo da minha "cinquentenariedade".    É verdade que estou em plena outonalidade também.  O inverno tem ainda algum tempo para chegar mas, lá atrás no fim da minha primavera e inicio do meu verão, pensei que este outono já seria o inverno de toda a minha vida.  E, hoje, vejo que o outono é a estação mais plena de uma vida.  Quando chegar o inverno, estarei completo.  Talvez centenariamente alquebrado, mas completo.  Já terei vivido o suficiente para suportar esta estação derradeira com toda a sapiência acumulada nas estações anteriores pelas quais passei com a velocidade adequada para cada percurso.

Obrigado a todos que desejam que eu alcance pelo menos o titulo de "homem centenário". E a todos que me felicitam também felicito-os e agradeço por estarem na minha companhia nestes tempos de angustias e infinitas possibilidades. De agora em diante, tudo é o lucro do que se capitalizou até os 50. Assim é a vida. Sempre uma soma ou multiplicação, jamais subtração, divisão seja qual for o momento. Aprendemos sempre e, por mais que aprendemos, o melhor disso tudo é ter a sapiencidade socrática de admitir: "apenas sei que nada sei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário