Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de junho de 2010

De que é feita a politica

"A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias; ali dominam as más paixões; ali luta-se pela avidez do ganho ou pelo gozo da vaidade; ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos; ali há a abdicação de tudo o que o homem tem na alma de nobre, de generoso, de grande, de racional e de justo; em volta daquela arena enxameiam os aventureiros inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos; há a tristeza e a miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio. A refrega é dura; combate-se, atraiçoa-se, brada-se, foge-se, destrói-se, corrompe-se. Todos os desperdícios, todas as violências, todas as indignidades se entrechocam ali com dor e com raiva."

O parágrafo anterior é de um texto do grande escritor português Eça de Queiros (1845-1900). Embora escrito no século 19, parece tão presente como se fosse dito hoje. Se observarmos os meandros políticos da nossa cidade, do nosso estado, do país é o que vemos. Mas haverá outra forma de fazer política se nela está implícita a busca pelo poder e se, de fato, o poder modifica, inclusive, o caráter do pessoa? É possível, dentre milhares, desses que a politica se dedicam, no espaço democrático, algum que não tenha se deixado atingir pela chaga da corrupção ou, que seja, da malversação do erário público que, em ultima análise, é constituído dos bens de todos, dos tributos por todos pagos em maior o menor quantidade?

Tenho me perguntado constantemente sobre isso. Mas, a unica resposta é aquela que eu posso dar pela minha própria atitude. Talvez seja impossível a militância política sem conspurcar-se, sem, ao final, chafurdar no lodo que parece nutri-la. Porém, ao longo de muito tempo há sempre alguém, alguns ou que seja, um, que na sua trajetória, não trouxe nem na sola da sua chinela, rastro de lama. Portanto, é um exercício medonho, titânico, que a força do caráter garante sucesso.  Transitar e atuar  na politica partidária, inexorávelmente, devido aos inúmeros e funestos maus exemplos, não implica que uma pessoa fique impregnada do mau odor que deste ambiente possa exalar, infelizmente, devido as ações e atitudes de alguns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário