Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2016

A Banda Valente



Banda Valente, revelou talento e qualidade, inclusive, em musicas autorais

Estância Velha, foi – de certa forma - surpreendida quando iniciou a terceira temporada do programa da Rede Globo, denominado SuperStar.  Entre mais de 30 bandas selecionadas de todo o país apareceu uma originária aqui do município.  Tratava-se da Banda Valente, composta de jovens da cidade (dois irmãos e dois amigos).

Embora a banda tenha “nascido” em 2008 e os seus componentes terem atividades profissionais na cidade, com uma escola de música, a Soneto, poucos sabiam da sua existência e, mais, que tivesse um potencial capaz de chamar a atenção, que a classificasse para concorrer no SuperStar, chegando quase a final.  Coisas que acontecem. Não obstante, “os guris da Soneto” surpreenderam pela qualidade do seu trabalho autoral, principalmente. Nas primeiras apresentações conquistaram uma votação onde, certamente, não teve peso significativo a manifestação dos próprios estancienses posto que desconhecia-se a participação da banda no programa.

Passada a surpresa de ver gente da terra aparecendo e “fazendo bonito” num programa de TV nacional e de alta qualidade, a cidade passou a se mobilizar.  Os agentes políticos locais, se deram conta  que isso poderia resultar numa “casquinha”.  Enfim, coisas que acontecem. Mas, ao par disso, conquistaram a admiração da população, também pelo empatia e humildade com que, “revelado” o segredo que antes da apresentação não podiam, por força contratual, tornar público, ao retornarem a cidade, demonstraram qualidades para além de suas habilidades poéticas e musicais.

Em Estância Velha, infelizmente, nos últimos anos, não se viu nenhum esforço maior que vá além da realização do Kerb, buscando construir uma referência cultural própria em termos de arte e musica.  Não temos nenhum outro festival de qualquer área que seja que tenha proeminência maior do que o território do município.  Algo que se possa constituir como uma “marca”, uma referência que instigue aos turistas que passam pela BR 116 ou seguem pela RS 239, rumo a serra a dar uma “paradinha” atraídos por algo diferente ou que os encante.

O melhor do SuperStar é ter-se constituído num programa de bandas, diferente do The Voice, onde podem se apresentar cantores individualmente ou em duplas. Na perspectiva das bandas, fugimos da dominância do estilo sertanejo em todas as suas variações possíveis tivemos contato com grupos que resgatam tanto o rock in roll como outros estilos que já eram mais tocados em outras épocas.  A banda Valente, não ficou pelo caminho, alcançou um lugar possível apenas para revelar seu potencial. Colherá frutos do seu trabalho e persistência.  Em Estância Velha, provocou uma efervescência. Já é uma grande conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário