Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O ensaio da campanha de 2016 se dá na penumbra


A propósito de candidaturas e de "sondagens" e "pesquisas" que já um ou outro pretenso candidato ou partido estejam realizando pela cidade, aqui uma tentativa de leitura de  nomes com alguma evidência no "cenário" politico e mesmo social do município que, há algum tempo, aparecem em rodas de prosa política, mais aqui, mais ali. Há as "figurinhas carimbadas" no campo das aspirações políticas e há, eventualmente, um ou outro nome, mais ou menos conhecido, que é inserido como "alternativa", as carimbadas.  Muitas vezes, estes nomes, por sí próprios, não cogitam participar diretamente, como candidatos a qualquer cargo. Alguns nem filiados são a qualquer partido.  O fato é que o "ensaio" da campanha política de 2016, acontece na penumbra. Coisa bem da política.


Vejamos alguns nomes: 

Desde que o PT perdeu as duas ultimas eleições, o nome com mais evidência e que aparece em todas as rodas de conversa politica é, sem dúvida, o do ex-prefeito e atual presidente da FENAC em Novo Hamburgo, Elivir "Toco" Desiam (se não formos surpreendidos com a sua saída do PT e candidatura por outro partido, visto que em Estância Velha, seu nome se sobrepõe a qualquer vinculo partidário, ele carregaria o partido e não seria carregado por este).  Embora, não tenha conseguido eleger um sucessor ao seu segundo mandato e nem a vitória do candidato que apoiava e pelo qual fez campanha em 2012, Toco, pelo visto, mantêm o seu carisma pessoal, embora jamais consiga transferi-lo.

Com raízes mais sólidas no PT, há também o nome de Pedrinho Engelmann, que testou a força política do seu nome na ultima eleição. Tem ainda, no PT, o nome de Airton Haag, que concorreu a vice na chapa de Pedrinho em 2012, dando um outro relevo aquela candidatura. É nome com transito nos meios sociais tradicionalistas.

No PSDB, partido do atual prefeito José Waldir Dilkin,  há o desejo manifesto a própria vereadora Sônia Brites, pelo PSDB, de ser candidata ao Executivo. 

No PMDB, o clã Godoy, aposta as fichas na candidatura da atual vice-prefeita, Ivete Grade. Fora no clã Godoy, há no PMDB, no entanto, outros nomes com a mesma aspiração. É o caso da atual multisecretária (Saúde e Desenvolvimento Social) Angela Marmitt, que trabalha, com o apoio do prefeito Waldir Dilkin, aspirando também a candidatura a prefeita. 

Também é peça que  pode estar em movimento, o ex-vereador Ciro Ferretto, pelo PP. Afastado da cena política local, há 12 anos, no ano passado ele lançou um livro contando a sua trajetória e a experiência como vereador em mandatos sucessivos de 1993 de 2004.  O nome da professora Marly Arigoni, não circula com evidência, embora pertença ao mesmo partido de Ciro e tenha tido seu nome cogitado para ser vice de Waldir na campanha que o reelegeu.

Pelo PSB, o vereador Lotário "Saci" Seevald, já deixou escapar de sua aspiração a candidatura a prefeito.

 Na surdina circula que Gerson Pavinatto, ex-juiz do Trabalho em Estância Velha, poderia ser um dos nomes que estão no tabuleiro.  Para isso precisaria estar filiado a algum partido.  Não consegui alcançar se isso ocorre.   Outro nome que é ventilado é o de Rosalvo "Maneco" Johann, diretor da Johann Alimentos, mas parece que ele reside em Novo Hamburgo.  Já foi mais evidente, também, o nome do empresário Pedrinho Giacomolli, conhecido mais no Rincão dos Ilhéus, que chegou a estar filiado no PT, mas não esta mais.

Quais desses nomes circularão em "santinhos" como candidatos a prefeito (ou prefeita) de Estância Velha  neste ano?  Ou poderão surgir novidades?  O que se pode dizer é que as "cartas" estão na mesa. O jogo esta parado, embora o tempo esteja correndo.  Quem fará o primeiro corte no carteado para começar a distribuir as cartas?   Como será o embate político no campo municípal diante de um cenário tão nebuloso a nivel nacional e estadual?
Ciro Ferretto
Elivir "Toco" Desian


Angela Marmitt
Pedrinho Giacomolli
Airton Haag

Gerson Pavinato






Pedrinho Engelmann
Sônia Brites
Ivete Grade

Lotário "Saci" Seevald
Rosalvo Johann







Nenhum comentário:

Postar um comentário