Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2013

Estância Velha despenca 93 colocações no Índice de Gestão Fiscal.

A ineficiência, ineficácia e incompetência na gestão fiscal de Estância Velha, tirou o município da 84ª colocação entre 490 municípios do RS, em 2008, e recolocou-o 93 posições abaixo, na 177ª posição, considerando o ano fiscal de 2011.  É o que aponta o Índice de Gestão Fiscal, aferido pela Federação das Industrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) que serve como parâmetro para mensurar a qualidade da gestão fiscal das prefeituras de todo o país.  Os dados são do IFGF 2013 (Índice Firjan de Gestão Fiscal). Foram analisados 5.164 cidades do país, onde vive 96% da população.

O índice é composto por cinco indicadores: IFGF Receita Própria, que mede a capacidade de arrecadação de cada município e sua dependência das transferências de recursos dos governos estadual e federal; IFGF Gasto com Pessoal, que representa o gasto dos municípios com quadro de servidores, avaliando o grau de rigidez do orçamento para execução das políticas públicas; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para pagá-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

Em 2008, Estância Velha, alcançou  0,8832 pontos no IFGFe em 2011, caiu para 0,6118 pontos.  Embora isso tenha significado uma queda acentuada no ranking dos 490 municípios gaúchos que tiveram suas informações fiscais auditadas, Estância Velha, ainda permanece com o conceito B, na aferição que vai de A até D.  Considere-se que estão dentro do conceito B de Gestão Fiscal, aqueles municípios que conseguem ficar entre 0,6 a 0,8 pontos, no índice da FIRJAN. 

Estas informações podem ser obtidas neste link:  http://www.firjan.org.br/ifgf/consulta-ao-indice/

Nenhum comentário:

Postar um comentário