Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de julho de 2012

A "obra" acabada, incompleta.

Eu me esforço, tento entender. Até acho que o projeto todo do novo Pórtico engendrado pela Administração Dilkin/Schun (PSDB/PMDB) que para erguê-lo, botou abaixo o anterior, construido em 2011, com certa proposta "germânica", tem seus méritos. Mas, observando o obra toda agora "concluida", fico em dúvida a certa do que critico e do que elogio.  Já escrevi aqui sobre isso, porém, agora concretizada, literalmente, e inaugurada, embora não totalmente concluida, penso: "eu realmente, não tenho a minima noção de arquitetura, cultura, arte, enfim, sou um parvo, um néscio, um idiota, que  não consigo compreender as subjetividades de algumas obras públicas".  Foram quase R$ 300 mil em praticamente dois anos de construção, que resultou nisso.  No final, observando, a obra toda, inclusive, o "totem" erigido nos limites do município, proximo a divisa com Novo Hamburgo,  parece-me que como toda a arte tem sempre algo paradoxal e que somente daqui a séculos se fará compreender.  O mérito dessa "obra" de pórtico contra o outro é que, seja qual for a próxima administração, por menos valor que dê ao dinheiro público, não poderá coloca-lo a baixo, a não ser a custa de muito dinamite. Resta a todos nós contemplarmos sempre que por ele passarmos, a marca in aeterna do que foi a administração que o projetou e colocou em pé.

O marco principal, o pórtico em si, se propóe a sugerir um município alçando voo em aço e concreto para o futuro.
"Totem" em concreto,  na rua Presidente Lucena, bairro Veneza, com a " marca" do município. Interessante.


No "verso" do "totem", novamente a "marca"  estilizada do municipio com a gravação "boa viagem". Iimperceptivel,(??)


 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário