Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

A Banda

Em Estância Velha, um município de etnia predominantemente, germânica, cultiva-se algumas ações sob o argumento de "valorizar a cultura das nossas origens". Assim temos cá uma "bandinha" composta por alguns cidadãos nativos.

De longe, a Banda Municipal deveria estar presente em todos os eventos do município ou, no mínimo, constituir-se como um setor de motivação ao cultivo da musicalidade que firmasse a nossa tradição germânica. Já comentaram que a banda envelhece e se renova muito lentamente porque não há interesse dos mais jovens, por isso, um curso para a formação de músicos que pudessem depois tocar na banda, não teria clientela. Será? Por enquanto, então, o que se vê são apresentações esporádicas da nossa simpática "bandinha" com seus garbosos componentes. São cerca de 12 integrantes. Diga-se que tal iniciativa - aqui mantida pelo Erário Público - não é única. Certamente, outros municípios com características étnicas semelhantes devem ter também suas "bandinhas".

A titulo de manutenção da Banda Municipal, criou-se em Estância Velha uma "Associação de Músicos da Banda Municipal". Como os integrantes da Banda não são funcionários públicos concursados esta foi uma forma da Prefeitura repassar recursos para a sua manutenção. A associação não é invenção recente. Nos últimos quatro anos (2005/2008) foram repassados a Associação dos Músicos, R$ 135.853,00, em 2009, o relatório da execução orçamentária por credor da prefeitura, registra o repasse de R$ 49.628,65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário