Pesquisar este blog

sábado, 30 de novembro de 2013

Todos são inocentes, segundo seus próprios princípios

O Alcaide Mor: "A população fique tranquila. Tudo será esclarecido"
Ainda sobre os eventos recentes que ocorreram em Estância Velha nesta semana, quando a população viu a cidade tomada mais de uma dezena de veículos e policiais federais que cumpriram mandatos de busca e apreensão em casas de agentes políticos e órgãos públicos.   Até agora apenas o Alcaide Mor da cidade se pronunciou de maneira mais efetiva tentando uma explicação e reprisando o discurso que usa desde a primeira campanha, de que prima pela transparência pública, pela honestidade politica e blá-blá-blá.  Os demais envolvidos ou atingidos pela ação da Policia Federal, não apareceram de público para dizer qualquer coisa, a exceção da vereadora Sônia Brites (PSDB) que postou no seu perfil no Facebook o seguinte: "No dia 28/11, 7 horas, fui surpreendida em minha casa, quando me preparava para ir dar aulas, como faço a mais de 25 anos, por um mandado de busca em minha casa e no meu gabinete, na Câmara de Vereadores. Não fazia a mínima ideia do porque eu, Sônia Brites, professora e vereadora, ser relacionada a supostos problemas da Secretaria de Habitação do Município. Só encontro uma explicação, ser a presidente Municipal do meu partido PSDB e líder de governo. Procurei colaborar da melhor forma possível com a Polícia Federal, nada temo. Fiz minha campanha com recursos próprios e tive minhas contas de campanha aprovadas e zeradas. Estar na política para mim não é única opção, entrei na política com idealismo e pretendo continuar nela sem me afastar do que julgo correto,moral e ético. Tenho profissão definida, não dependo da política, não vivo da política e todos que me conhecem sabem.Não tenho nada a esconder e tenho o maior interesse que tudo seja esclarecido na Secretaria de Habitação- alvo da investigação."

Poderia tecer algumas observações especificamente sobre esta manifestação da vereadora, inclusive, sobre a afirmação de que o mandado de busca e apreensão realizado em sua casa - que não encontrou nada - se deve ao fato de ela ser presidente do PSDB e líder do governo.  Menos... Poderia ter dito que foi confundida com a outra Sônia, a Cardoso, que já foi cassada na sua suplência como vereadora do PMDB, justamente por que a Justiça Eleitoral encontrou evidências suficientes que revelaram que usou do cargo e mesmo do PSH, para obter votos para si e para o candidato a prefeito. Diga-se que a vereadora suplente cassada também teve a sua casa vasculhada pelos agentes federais.  Ou seja, o que a PF veio fazer em Estância Velha, não foi uma "vistoria". 

Acredito, sinceramente, que os fatos de que os investigados pela Policia Federal são alvo, não aconteceram.  Eles, os investigados, não estavam comprando votos, usando de recursos públicos ou um programa governamental para tirar proveito eleitoral.  Estavam, antes, "criando facilidades" para ajudar os menos favorecidos pela vida cuja situação atual - ser eleitor - era apenas uma circunstância.  Por conta desse entendimento, piamente, acreditam que nada fizeram de errado, que não praticaram corrupção eleitoral.  Ou seja, são todos inocentes diante de suas próprias convicções e princípios.

Não estou ironizado. Quando se entra na política, se entra numa campanha, principalmente, como candidato, é preciso ter sólidos princípios e caráter para não se deixar levar pelo achaque dos eleitores. Sim. Entrar numa campanha é testar teus valores éticos, morais, testar teu caráter. E isso continuará sendo testado todos os dias, se for eleito. É claro que se se tiver algum caráter, algum principio ético e moral. Se não tiver, ele não será nem testado. É evidente que não são todos os eleitores que agem assim. Mas, infelizmente, quase todos os políticos acham que é assim e que a função deles é servir de despachante público, tanto na campanha quanto quando são eleitos.   Temos exemplos disso na nossa cidade e em todas as cidades. Vereadores e, mesmo prefeitos, que se elegem há décadas, fazendo isso.

Infelizmente, não poucos acham que a regra moral não é única. Defendem que existe uma para cada circunstância, cada lugar, cada época. Talvez. Isso é uma discussão filosófica eterna. Há três coisas que me ensinaram, que aprendi ou que cheguei, por conta, a uma conclusão: sorte não existe, Deus não existe e há um principio categórico a ser seguido: "age de tal maneira que o teu agir possa se tornar uma lei universal". De qualquer forma, na política tu, mais cedo ou mais tarde ou, então, o tempo inteiro, 24h por dia, vai estar respondendo diante da sociedade e, mesmo dos eleitores que te achacaram na campanha e continuarão te achacando, pensando mais em suas demandas privadas do que nas coletivas, por qualquer gesto, ação ou palavra proferida. Sempre estarás sendo aplaudido ou ferindo susceptibilidades, mesmo quando estiver correto na tua ação. Se não quiser isso, não participe da politica-partidária, muito embora, nunca poderás deixar de ser um político/cidadão, aquele que vivi na polis/citatis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário