Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Policia Comunitária em Estância Velha

A Brigada Militar, de Estância Velha, agora sob o comando do Capitão João Ailton Iaruchewski, pretende implementar em Estância Velha, o projeto de Policia Comunitária e Cidadã. A idéia foi apresentada a um grupo de lideranças comunitárias. O passo seguinte será iniciar uma interação com a população a partir de reuniões com a comunidade. A proposta inicial é levar o projeto aos Bairros Rincão dos Ilhéus e Sol Nascente, pela sua característica geográfica diferenciada e também devido a sua concentração populacional.

Mas, no que consiste a Policia Comunitária e Cidadã? A idéia é simples. Estimular um vinculo maior entre o policial e comunidade. De que forma? Trabalhando pela permanência maior do policial no bairro, de forma que se estabeleça um grau de diálogo e reciprocidade no que diz respeito a atenção a fatos relacionados a segurança no bairro. Segundo o capitão Ailton, quando maior for a relação de confiança entre o policial e a comunidade maior é o resultado para a segurança. O objetivo principal é, a partir disso, agir de forma preventiva. Uma boa iniciativa. Certamente, a ação preventiva pode tornar ainda mais eficaz a ação do policiamento, para isso, no entanto, é necessário uma participação efetiva da população.

Conforme, dados apresentados pelo comando da Brigada Militar de Estância Velha, houve um decréscimo de 24,51% no número de ocorrências de roubos, roubos de veículos, furto de veículos e furtos em geral, no município em 2009, relacionado a 2008. O capitão Ailton, assumiu o comando do destacamento de Estância Velha, em 2009.

Um comentário:

  1. Devemos, antes de tudo respeitar a farda, que representa a instituição Brigada Militar, que existe para nos servir, para nos proteger.

    E aquele cidadão ou cidadã, vestindo a farda, recebeu treinamento para nos auxiliar em situações adversas.

    Não podemos nos esquecer, no entanto, de que o brigadiano é um ser humano assim como nós. Tem família, tem sentimentos, tem necessidades e tem essa profissão.

    Dialogar com esse profissional de forma simpática, respeitosa, interagindo e auxiliando-o no que for possível, fará com que ele aprecie ainda mais o seu trabalho.

    Nós cativaremos um amigo, que está lá, nas ruas, expondo sua vida para nos propiciar bem estar.

    E na casa dele, uma família o espera aflita, sempre desejando que volte incólume.

    Apoiando essa iniciativa, todos se ajudando, todos serão beneficiados.

    Parabéns à Brigada Militar e à comunidade de Estância Velha.

    Sucesso.

    ResponderExcluir