Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

La Marmitex, a coisa que são as pessoas

Um amigo meu - que já tem tempos que não vejo - tinha por mote, ao comentar algum fato político que "assim como são as coisas, são as pessoas."  Nunca cheguei a entender muito bem o que ele resumia nesta afirmação. As coisas são as pessoas?  As pessoas são como as coisas? Coisas e pessoas se misturam, de forma que uma coisa vira uma pessoa ou um pessoa vira uma coisa? Enfim.

Pois.  A propósito de coisas e pessoas ou vice-versa, fiquei sabendo que Ângula Marmitex, a multi-secretária que adulou e assessorou o nome Alcaide Municipal, régio e ilibado comandante desta radiante Estância, derrotada nas suas pretensões de ser candidata a prefeita pelo PMDB, retornou a suas atividades na Secretaria de Saúde e, quiçá, também a frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, de onde saira, deixando em seu lugar dois ou três laranjas.  Pois que, tendo sugado as laranjas e reduziu-as ao seu definitivo lugar.

De pronto, já nesta semana, voltou a carga no que gosta de fazer e, sempre fez, quando algum poder lhe é concedido no  serviço público: pressionar servidores para que, pelo menos não manifestem suas opiniões senão quando a favor dela.  Conta-se que foi nesta linha que diante de alguns servidores que estão exercendo Cargo em Comissão e, mesmo Função Gratificada, estabeleceu o seguinte parâmetro para os mesmos: qualquer manifestação que não seja a favor do candidato oficial da Administração Municipal, no caso, o prefeiturável do PDT, será a assinatura da antecipação da exoneração do cargo que estiver ocupando.  Falar da candidata a prefeita pelo seu partido o PMDB, é também pedido de exoneração imediata.   Que coisa!!!  Parece coisa do Coiso!  Enfim, assim como são as coisas, são as pessoas.

Por fim, veja como é o caráter da coisa.  Exonerou-se do cargo de multi-secretária, com a benção do Alcaide Mor. No transcorrer do trajeto até a convenção do PMDB, onde disputaria a indicação contra Água Grade, desafeta do prefeito, este deixou-a, por conta e bandeou-se a aplaudir o candidato do PDT, seu ex-mandaletra, na Secretaria da Fazenda.  Derrotada na convenção do PMDB, La Marmitex, volta imediatamente para as suas funções e passa a trabalhar pela candidatura do, agora, candidato do Alcaide. Mais volta a usar do seu cargo para fazer ainda mais peso (que parece ter algum fisicamente, mas pouco politicamente) contra, sua companheira de partido, o PMDB!  Não é uma coisa? Tal são as coisas, assim como são as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário