Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

É PRECISO OBSERVAR OS FATOS COM CUIDADO, MAS NÃO DEIXAR DE AGIR

Desde o inicio houve mais "coisas" na revolta popular que toma conta do país, do que apenas R$ 0,20 de aumento na passagem dos onibus das grandes capitais ou a insatisfação com a corrupção endêmica e os gastos com a Copa em comparação com a falta de recursos para a saúde, educação, infraestrutura.  A mídia (Globo et caterva) passa a apoiar e valorizar as manifestações (????).   Daqui a pouco estarão brigando pelos despojos do poder entre si?   

Há muita coisa errada no pais, no nosso estado, na nossa cidade.  O povo esta tendo uma atitude, mas é preciso estar atento para o que se infiltrou subliminarmente, usando as manifestações como mote... ou, pior, utilizando-se da insatisfação latente na população, para criminalizar o governo, para querer substituir, fora do espaço do direito e democrático aqueles que o povo elegeu erradamente ou não. Tanto lá como cá.

As manifestações do que são um "despertar" sim, mas não esqueçamos que a única luz que ilumina este caminho é a da informação, de buscar conhecer, de não aceitar apenas um viés do que é apresentado, de caminhar com uma consciência critica.  Sim, podemos esta iniciando um processo de mudança profunda em termos do agir político e até cultural do Brasil, do povo brasileiro, da sua classe dirigente, mas é preciso fazermos neste caminhar, estas perguntas: por quê? para quê? para onde? e como queremos que aconteça aquilo pelo que estamos nas ruas.

Senão fizermos isso estaremos além de fazer o "jogo daqueles que sempre estiveram ai", e poderemos estar mudando quem controla o governo, mas não o modo e, mesmo, a cultura da forma de governar o país.  A corrupção que nos aflige, a imensa carga tributária que não aparece em retorno para coisas essenciais, como saúde, educação, infra-estrutura viária, urbana, não mudará se cada um não mudar a sua própria atitude, não for um vigilante permanente de si mesmo e daqueles que elegeu como seus representantes.  Observemos os fatos, os acontecimentos que estão em marcha, com cuidado, mas não deixemos de agir.  

A HISTÓRIA esta acontecendo, é como as águas de um rio, pode ser represada por um tempo, mas continuará fluindo e com tal força que rompendo a barragem, transforma toda a sua energia em desastre.  É o futuro, o que seremos nas próximas décadas que, talvez hoje, estejamos construindo. Espero que seja a história de um pais, de um povo, melhor, mais justo, menos corrupto, mais solidário.

Um comentário:

  1. Olá, Bernardo. Estou por ai, como sempre, vivendo pequenas batalhas, por que a guerra é eterna. Sem problemas para usar os textos. Fico feliz em colaborar.

    ResponderExcluir