Semana passada o Ministro da Saúde, assinou a Portaria 2.989, relacionada a " incentivo à manutenção, monitoramento e fortalecimento das ações de práticas corporais/atividade física, específicas da Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na integração das ações de Vigilância, Promoção e Prevenção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis com a Estratégia Saúde da Família".
Por conta disso, repassa a município que tenham cadastrado e desenvolvam projetos e ações de atividades fisicas com usuários do SUS, R$ 36 mil por ano. Mais uma vez, na lista de municipios, entre os quais, na região aparece 2 Irmãos e, no estado, outros municipios de bem menor porte, Estância Velha ficou de fora, muito embora desenvolva há quase 10 anos um projeto pioneiro voltado a estimular atividades físicas para usuários do SUS, denominada Projeto Vida Saudável. Através dele é disponibilizado um profissional de Educação Fisica que realiza com grupos de usuários das USFs exercicios fisicos dirigidos.
O projeto já foi matéria da TV Feevale. Infelizmente, a Secretaria de Saude de Estância Velha - não de hoje - nunca procurou mostrar este trabalho junto ao Ministério da Saúde e com isso aportar mais recursos para implementar ainda mais estas ações. Não perdemos os recursos que outros municípios estão recebendo conforme determinação da portaria supra mencionada, deixamos de ganhar recursos por um trabalho que já é realizado há quase uma década pela ESF do municipio. Uma lástima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário