Quando foi assinada a “Ordem de Serviço” para a construção do viaduto da BR 116 com a avenida Rincão, na divisa entre Estância Velha e Novo Hamburgo, em fevereiro de 2009, constava que em 720 dias a obra estaria concluída. O valor estava orçado em R$ 28 milhões.
Passado já mais de um ano do inicio das obras, nem 50% dela – pelo que se observa - esta concluída. De qualquer forma o local já foi totalmente modificado. Se a obra ajudará a dar maior agilidade transito - incrivelmente crescente -, se ajudará a reduzir o número de acidentes que ali transcorriam – na sua maioria fatais e, em geral, de noite, em horário de pouco trânsito -, não se sabe ainda. Por ora, as modificações no transito no local, não levaram, ainda, a nenhum acidente fatal.
O que se pergunta é como, neste período de obras os moradores e mesmo comércio das cercanias sobrevivem com, agora, o movimento rende aos ouvidos, definitivamente. Coisas que o progresso nos impõe? Veja na montagem ao lado fotos do local, tiradas do mesmo ângulo, há um ano, há 8 meses e no dia 05, último. Pode-se notar que árvores sumiram.
Por fim, a obra do viaduto do Rincão, tem mais ou menos o mesmo tempo de caminhada que a da extensão do Trensurb entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, aparentemente, até agora, aquela obras andou mais que esta, por que será? O valor final será o mesmo do orçado para o inicio da obra ou haverá “aditivos”? Saberemos disso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário