A campanha para as eleições de 3 de outubro entrou na reta final, com a candidata petista Dilma Rousseff (PT) consolidada como favorita e o tucano José Serra (PSDB) em um esforço derradeiro de levar a disputa ao segundo turno.
A última pesquisa, divulgada nesta sexta-feira pelo Ibope, coincide com todos os resultados conhecidos nas últimas semanas e reforça a previsão de que Dilma, escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vencerá já no primeiro turno.
Segundo a pesquisa Ibope desta sexta, Dilma conta com 50% das intenções de voto, número que sobe para 55% quando descontados os eleitores que votarão em branco - sufrágios desconsiderados na apuração oficial.
Em relação a Serra, a pesquisa indica que o candidato do PSDB obteria 28%, o que significa que, na última semana de campanha, terá de conquistar o respaldo de 6% do eleitorado (8 milhões de eleitores) para impedir que Dilma ganhe as eleições já no primeiro turno. Serra com o apoio da grande imprensa o centro do pais, principalmente, (Veja, Estadão, et caterva) vai tentar de tudo. Até agora denúncias e matérias tendenciosas, depreciativas de Dilma e do Governo, não abalaram nem a popularidade de Lula, nem a candidata do governo.
Pelo que se antevê, Lula que se elegeu e se reelegeu ganhando sempre em segundo turno, vai eleger a sucessora no primeiro turno. Será a sexta eleição onde Lula esta diretamente envolvido. As tres primeiras foi derrotado, venceu as duas seguintes e vai vencer a sexta. Contra todas as perspectivas daqueles que lutaram neste mesmo tempo para impedir que o "Operário em Construção", chegasse ao poder e, chegando, tentaram tudo para denegrir a sua imagem e impedir o seu sucesso, o filho de Garanhuns, interior cearense, vai dar continuidade aos seus oito anos de governo elegendo - fato inédito na história republicana brasileira - uma mulher para a presidência.
Decididamente, diferente de Getúlio Vargas, Lula não precisará "sair da vida" para entrar na história, ele já tem o seu lugar de destaque na história da politica brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário