Acabei de assistir na RedeTv! a uma entrevista com presidente Lula. Um bom trabalho do jornalista Kennedy Alencar. Embora a RedeTV! (no RS retransmitida pela Pampa) tenha uma programação bastante popularesca (para não dizer, de mau gosto), ganhou pontos com esta entrevista muito bem conduzida.
Lula falou da trajetória pessoal (sempre fala), do governo, das críticas, inclusive, do ex-presidente FHC e disse que depois que deixar a presidência falará sobre coisas que aconteceram no seu governo, ao ser questionado, sobre o mensalão e outros escândalos.
Vendo a entrevista, conclui que, de fato, Lula é um personagem sem paralelos na história pretérita tanto quanto futura, do Brasil. O fato único de um cidadão originário da classe trabalhadora, operária, chegar ao comando do país representa um momento que talvez só venha a se repetir se o próprio Lula voltar a ser candidato numa nova eleição. A forma dele conduzir a politica, de dar nome ao candidato (a) à sua sucessão, demonstra também que ele não se tornou mas sempre foi pragmático. Assim era ao tempo de sua atividade sindical e, no poder, aprendeu que a manutenção do projeto politico eleito com ele em 2002, depende de alianças políticas que fizer. Aparentemente, acredita que isso não leva a perda de identidade do projeto. Vendo Lula falar na entrevista, parece que desta convicção ele não abre mão. De fato, o Brasil de hoje é outro que talvez não tivessemos se houvesse se mantido o projeto politico encarnado por FHC, no ultimo decênio do século 20. A entrevista esta neste link.
Também gostei da entrevista. Alias, uma coisa tem que se comentar, o programa do Kennedy é um dos melhores programas de entrevistas (de cunho político) em rede aberta - sempre tem que ficar ligado no domingo a noite para ver quem "estará lá". Umas duas semanas ele entrevistou uma das maiores caras de pau do cenário político brasileiro: Roberto Arruda, o que podia ser uma forma de auto-promoção, kennedy soube conduzir e fez ele falr de assuntos "complicados"...
ResponderExcluirabs