Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A politicalhação na saúde, é rotina

Tem coisas que só acontecem nas administrações de outras prefeituras, nunca na de Estância Velha.   


Outro dia em uma prefeitura, numa secretaria da Saúde, de uma cidade distante daqui, uma servidora concursada foi informada que seria transferida do seu local de trabalho, para outro e que no seu lugar assumiria uma CC.  A justificativa usada para tanto foi de que a servidora que era concursada para outro cargo, estava em desvio de função e esta situação havia sido apontada pelo Tribunal de Contas do Estado.  De qualquer forma, a tal servidora seria alocada em outro setor e, pelo que entendeu, não para desempenhar as atribuições do cargo para o qual fora nomeada após ser aprovada em concurso público.  Enfim, estava sendo removida das funções atuais por "estar em desvio de função" para ser alocada em outro setor onde continuará em desvio de função.  Coisas paradoxais que só na administração desta prefeitura se vê.


 A servidora desempenhava as funções naquele local há alguns anos. Detinha conhecimento de encaminhamento para agendamento de consultas referenciadas, ia atrás da remarcação, etcetera e tal.  As funções que desempenhava, em certa forma, estão atreladas as atribuições de um Cargo em Comissão (CC).  Este CC é um cargo tipo "chefe de transporte". Este companhava o seu trabalho e colhia informações das pessoas encaminhadas para consultas referenciadas.  Tal CC "Chefe de Transporte", foi candidato a vereador na ultima eleição pelo partido que esta no governo. Agora, no cargo em que está coleta informações de pessoas atendidas e, ele mesmo, se desdobra em atender aqueles de poucos recursos que recorrem aos serviços de transporte.  Tem deles todos as anotações para, no devido tempo (próximas eleições) lembra-los do quanto ele foi generoso, inclusive, passando-os a frente de outros.   

A mudança no setor de marcação (que a atual administração vê como uma "mina de ouro" para captar, no futuro, votos), não vem no sentido de melhorar, qualificar o serviço.  Ao contrário, trocam pessoas experimentadas para experimentar outras pessoas e acomodar apadrinhados.  Uma visão tosca que perpassa, como se sabe, muitos setores da cambaleante e trôpega administração.  Lamentável.  Mas, enfim, faz parte da politica que a atual administração em campanha prometeu combater.  Agora, faz pior do que o que criticava na administração anterior.  Enfim,  é a regra Brasil a fora, por que seria este municipío uma exceção?  É a politicalhação geral instalada, principalmente, na saúde, uma área delicada, da qual não poucos tiram proveito e, para alguns, rende sempre muitos votos. 

Depois achamos que prendendo uns poucos corruptos a nivel federal, estamos fazendo grande coisa.  Aquela corrupção começou aqui, nas nossas cidades, prefeituras e Legislativos, com situações como esta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário