Por curiosidade, adicionei ao blog uma pesquisa, sem qualquer caráter cientifico. Ela buscava instigar os visitantes a responder a duas perguntas, ambas poderiam ser relacionadas a Estância Velha, municipio foco do blog ou poderia estar relacionadas a qualquer outra cidade da região ou pais, uma vez que observo que os acessos ao blog são majoritariamente de Estância Velha, mas há também de outras cidades e regiões do estado e do pais.
A questão: Você lembra em quem votou para prefeito na eleição de 2008, 58% dos participantes responderam que sim, 5% que não lembravam e 35% que lembravam mais tinham vergonha do voto.
Já a questão: Você lembra em quem votou para vereador na eleição de 2008, 47% disseram lembrar; 41% responderam que não lembravam e 11% que lembravam mas queriam esquecer, ou seja, decepção com o voto dado.
É interessante a enquete - sem qualquer valor cientifico - que revela algo que deve estar presente no eleitorado de todo o pais. É certo que é memória do eleitor sobre menos do esquecimento do voto dado nas eleições municipais do que nas eleições gerais. No município o voto é em candidatos da paróquia, mais proximos e, por certo, em menor número do que a disputa que se dá nas eleições para deputados, senadores, presidência da República e governo do estado. É muita coisa para se guardar na memória. E neste caso ultimo, a grande maioria "vota em qualquer um". No caso do município o voto é mais seletivo. De qualquer forma, observa-se também que a memória é mais curta em relação aos candidatos que concorreram ao Legislativo do que ao Executivo, por uma razão óbvia: estes ultimos são em menor número do que os outros.
Acredito que boa parte dos votantes nesta enquete são de Estância Velha, por quanto, reflete a realidade politica vivida no município a partir do resultado das eleições de 2008. O mandato do Executivo atual, pelo visto tem mais de decepção do que possa aparecer no mandato do Legislativo, embora este tenha sido protagonista de fatos que causaram muita indignação na população. É de se ver, porém, que em relação ao Executivo, dentre os que manifestaram de forma direta a sua opinião com a Administração Municipal, pelo menos, um terço esta profundamente decepcionada com o atual mandatário que seu voto elegeu (considerando ai que a decepção não seja com o fato de ter votado nos candidatos derrotados). Por certo, que a decepção com o Executivo é maior do que com o Legislativo, por que naquele estão depositados anseios maiores do eleitorado, visto que o prefeito é o que faz, que tem compromissos de gestor e administrador dos bens e serviços que o Poder Público deve disponibilizar a população a partir dos tributos que o povo paga.
De qualquer forma, seria interessante tentar conhecer o pensamento e opinião da população em relação ao futuro, ao que se vislumbra das alternativas de candidatos a candidatos e, inclusive, do candidato a reeleição, visto que prefeitos em primeiro mandato tem este direito de submeterem ao julgamento popular o mandato que estão cumprindo. Vou experimentar uma enquete com este tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário