Pesquisar este blog

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A morte de um sonhador

Esta semana, que findou, morreu Adao Pretto, deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores. Senti uma tristeza com isso. Conhecia-o de longa data. Nao como uma amizade próxima mas como alguém com quem cruzei neste caminho ao longo de algumas lutas das quais participei. Ambos somos de uma regiáo empobrecida do estado apenas de ser denominada "Região Celeiro".
Na década de 80 por alguns tempos nos cruzamos na organização do MST na região. Ele era na Câmara Federal um dos poucos senão a unica voz do movimento no Congresso Nacional. Ligado diretamente ao movimento. Um sonhador, homem simples, inteligente. Fiquei com saudades dos tempos em que eu também sonhava mais. Hoje, diante da realidade, há cada vez menos espaço para a utopia. Mas, ainda sou um idealista mais maduro, mas idealista. Sonhador, mais velho, mas sonhador. Sonhos mais maduros.
Hoje, o MST esta enfraquecido, com certa crise. O governo Lula se traveste de tantas ideologias aliadas que a sonhada reforma agrária, permanece um sonho. Mas, já disseram em priscas eras: "A vida é combate, que aos fracos abate mas aos fortes aos bravos só pode exaltar" (Gonçalves de Magalhães). Isso é uma constante na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário